Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

sábado, 20 de junho de 2020

Hoje Chegou o VERÃO

O solstício de verão deu-se hoje, 20 de junho às 22h 44m, que é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte e em dezembro no hemisfério sul.
O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao pôr-se, durante algum tempo.



 É a época propícia para comermos gelados.

Alícia Coelho
Ana Carolina Silva
Diogo Silva

     Gabriela Santos
Francisca Rodrigues
                
   
Mariana Pinto
Diogo Barbosa
Pedro Carmo
Alunos do 4º E

segunda-feira, 15 de junho de 2020

A minha escola

Eu estou no 4º ano
Na escola de Vila boa,
Dos professores aos auxiliares,
É tudo gente boa.

Fiz muitos amigos
E demos muitos passeios, 
Dias alegres e tristes
Mas sempre porreiros.

Sou da turma do 4º- E
Com a professora Júlia,
Traquinas e tranquilos
Era uma alegria.

Somos finalistas
E era para festejar,
Apareceu o COVID-19
Não podemos lá voltar.

                 Diogo Barbosa - 4ºE

Mais uma canção


Luísa Albuquerque - 4ºE

sábado, 13 de junho de 2020

Trabalho sobre Área

    As primeiras letras do meu nome têm estas áreas em decímetros quadrados, pois cada quadrado é um decímetro quadrado


Ana Carolina Silva - 4ºE

A canção "Abelha amarela"

Alícia Coelho - 4º E

O Urso perdido

Numa floresta nos estados Unidos da América, não me perguntem qual, pois também não sei, mas localizada perto de Nova-York, vivia um jovem urso grande e gordo. Não me perguntem o seu nome pois também não sei, por isso, acho que é melhor chamar-lhe Urso. Mas este urso não era um urso qualquer … já vão ver. Este tinha uma vida tranquila e feliz na floresta.
Certo dia, um camião que transportava carnes passou pela tal floresta de que vos falei, o urso sentiu o cheirinho e zás … saltou para dentro do camião. Mas o que ele não estava à espera era de ir parar à cidade. Quando o camião chegou ao seu destino, Urso saltou para fora e ouviu-se alguém a gritar:
- Está um urso a fugir daquele camião!
O Urso começou a correr.
Nas outras ruas continuou-se a ouvir:
- Um urso na cidade! Chamem a polícia, os militares e quem mais for preciso para travar esta fera!
No meio de tudo aquilo, o Urso estava sem perceber nada do que se estava a passar, também não sabia para onde estava a ir, nem sequer onde estava (mas eu sei que estava na cidade).
Entretanto estava ele a entrar no centro comercial e a ir direitinho para as lojas de roupa. Começou a espalhar todas as roupas no chão … bem, quase todas, porque algumas delas caíram para cima dele. O Urso ficou com uma camisola, uma gravata muito elegante e saiu dali bem bonitinho, mas, deixando as senhoras que se encontravam na loja a gritar em cima de cadeiras:
- Um urso! Tirem-no daqui!
As senhoras que tinham crianças escondiam-nas atrás delas, mas as crianças riam e exclamavam:
- Um urso com roupa! Que divertido…
Urso saiu daquele sítio, deixando uma grande confusão atrás dele.
De seguida, dirigiu-se para o supermercado, onde procurou algo que se pudesse petiscar (obviamente carne) e caminhou sossegadamente pelos corredores fora. Meteu as patas em todo o lado… até que viu o talho, colocou as patas em cima da banca e bramiu agarrando um pedaço de carne bem vermelha. Depois saiu dali a correr, deixando pacotes e caixas caídas no chão, algumas deixando o seu conteúdo sair e outras rasgadas, carrinhos derrubados e pessoas muito assustadas.
As crianças, essas continuavam a divertir-se com a situação. Afinal que criança não gosta de ver um urso com roupa?
O urso saiu daquele lugar...
Gabriela Santos - 4º E

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Dia de Portugal...Feriado nacional


No dia 10 de junho celebra-se, em Portugal, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Esta data presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Perímetro

 Verificamos que com as mesmas formas geométricas (triângulos) obtemos figuras com diferentes perímetros. 





Alícia Coelho - 4ºE

A flor esquecida

Alguns alunos fizeram, com a reutilização de materiais, a representação da flor descrita no poema "A flor esquecida" de Ondjaky. 

Diogo Barbosa
Gabriela Santos

Alícia Coelho
Lucas Gomes

André Vale
Alunos do 4º E

terça-feira, 2 de junho de 2020

No dia Mundial da criança - Atividades

      Este ano foi diferente o nosso dia, mas também foi muito bom.

Pedro Carmo

 André Vale

Alícia Coelho

Luísa Albuquerque
Francisco Morgado
Mariana Pinto
Ana Carolina Silva
Gabriela Santos
Francisca Rodrigues

Alunos do 4º E

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Aqui em casa com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo - no dia da criança

Atendendo às circunstâncias que estamos a viver, estivemos em casa a assistir, em direto, à palestra da escritora Luísa Ducla Soares e do músico Daniel Completo. 
Fizeram, como de costume, uma dupla muito interessante pois ouvimos várias canções por ela escritas, e que fazem parte dos seus 180 livros publicados. 
Também ficamos a conhecer os seus animais de estimação. 





Dia Mundial da Criança