Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Visita ao Jornal de Notícias


Hoje, dia 11 de Junho, fizemos uma visita de estudo, juntamente com os colegas do 4º G, ao Jornal de Noticias (JN), no Porto.
Quando lá chegamos, fomos muito bem recebidos e vestimos coletes para ficarmos como verdadeiros jornalistas. Passamos ao auditório onde visualizamos um vídeo sobre a história deste jornal. Seguidamente estivemos na redação do jornal onde observamos jornalistas a prepararem as notícias que sairão no jornal de amanhã.
Dirigimo-nos para a MEDIA LAB onde criamos o nosso próprio jornal “Jornal 4ºH “ e escrevemos algumas notícias com ajuda de duas jornalistas.
Esta visita foi muito instrutiva, divertida e espetacular. No seu decurso, todos os jornalistas foram muito simpáticos connosco. 







Alunos do 4º H


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reciclando Protejo o Ambiente - Exposição

Todos colaboramos, na reutilização de materiais, para a exposição que se realizou na escola, para comemorarmos o "Dia Mundial do Ambiente".








Alunos


quarta-feira, 6 de junho de 2012

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente



Sugestões ecológicas

A sociedade de consumo em que vivemos por vezes prejudica as nossas ambições ecológicas. De qualquer forma, ainda há muita coisa que se pode fazer para provocar menos impacto ambiental e promover a nossa consciência ecológica.

1. Prefira sempre embalagens de vidro pois estas permitem infinitas reciclagens e não se decompõem na natureza. De todas as embalagens que as indústrias utilizam, as de vidro são consideradas das mais ecológicas, desde que não sejam desperdiçadas no lixo.

2. Procure produtos com a inscrição "Not tested on animals", pois são aqueles cujos testes não foram efetuados em animais. Tente saber quais são as empresas que não efetuam este tipo de testes e dê preferência às marcas que elas representam.

3.Dê preferência a pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde.

4. Prefira produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis com clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozono.

5. Troque regularmente o óleo do seu carro e utilize um filtro anti-poluente no escape.

6. Faça a separação de papéis, vidros, latas e plásticos, para posterior reciclagem. Desta forma, vai ajudar a diminuir o lixo acumulado e vai permitir a obtenção de matéria-prima sem prejudicar o meio ambiente.

7. Diminua os gastos de eletricidade. Dessa forma fará baixar o nível de dióxido de carbono produzido pelas centrais elétricas e contribuir para a despoluição do ar.

8. Tente adquirir eletrodomésticos com o mínimo de CFCs possível. Esta é uma das formas de proteger a camada de ozono.

9. No supermercado, tente utilizar sacos biodegradáveis (por exemplo, de papel ou de pano) em vez dos usuar sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.

10. Reciclar mais
Pode evitar-se a emissão de 1000 kg de dióxido de carbono por ano, reciclando apenas metade do desperdício (lixo) de cada casa.
  
Devemos:
      Reduzir
     Reutilizar
     Reciclar





terça-feira, 5 de junho de 2012

Entrega de diplomas

Foram entregues os diplomas de vencedor e de participante, nas Miniolimpíadas Portuguesas da Matemática. O vencedor, na nossa escola,   foi o Pedro Miguel Alves Silva. 
Foi muito bom termos participado nestas provas.

 4º G
4º H

domingo, 3 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança

Foi um dia muito preenchido porque tivemos muitos jogos e também veio uma escritora contar-nos histórias. Numa das histórias também participamos numa dança.
 Gostamos muito deste dia.







4º H


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Visita a Viana do Castelo

    Na nossa visita de estudo fomos de autocarro até à estação dos caminhos de ferro de Barcelos, de comboio até Viana do Castelo e de funicular até ao monte de Santa Luzia. No regresso viemos de autocarro. 
   No monte de Santa Luzia estivemos a lanchar, a brincar e fomos visitar o Templo de Santa Luzia. Também apreciamos a linda paisagem da foz do rio Lima e as águas do oceano Atlântico.
    Foi uma visita muito interessante.


Entramos no comboio em Barcelos.
Chegamos a Viana.
Subimos para a passagem aérea.
Aguardamos pelo funicular.
Continuamos a aguardar
Entrada para o funicular.
Viagem de funicular.
Continuação da viagem.
O Templo de Santa Luzia.
Saída de autocarro para Barcelos.

 4º H

Os nove mandriões


Hoje, dia 31, o professor Rui e a professora Gracinda da biblioteca da EB2,3 Gonçalo Nunes, apresentaram-nos mais uma história com música "Os nove mandriões"


Foi muito divertido porque o professor vestiu-se de palhaço e nós também participamos nas variadas profissões e canções.





Alunos do 4º H



O verão está a chegar


   O verão está a chegar e a escola a acabar. Durante o ano, divertimo-nos a aprender. Já sabemos ler histórias, textos e poemas; já escrevemos cartões carinhosos às pessoas de quem gostamos muito e resolvemos difíceis problemas.
    O verão está a chegar e as férias quase, quase a começar. Daqui a pouco vamos para a praia apanhar sol, tomar banhos de mar e brincar, brincar.


 Tomás
João
João Miguel

Alunos do 1º E

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Minha Família


A minha família é formada por sete membros; eu, a minha mãe, o meu pai, as minhas irmãs, Joana e Catarina, não esquecendo o cão Faísca e a gata Nitcha.
       Esta família é caseira sem contar com o Faísca e com a Nitcha, há dias em que lhes tenho de chamar bárbaros. A minha gata, Nitcha, já esmagou quatro ovinhos de melro e o meu cão Faísca matou um melro.
       As minhas irmãs são muito secretas e sempre que eu entro no quarto delas, elas gritam comigo, é por isso que não têm namorados.
      Os meus pais só têm ações de formação e reuniões. E ainda não me compraram a prenda dos 10 anos. Estão sempre ocupados no computador. Aos sábados e domingos o meu pai conta sempre uma história de quando era pequeno, já me contou: “O relógio pescado”, “A História da negrita” , “A História do Pirró”, ”A caída no rio” , “O Escaldão” ,“Os  livros de cowboy”, “O tiroteio na casa abandonada”,  “Os tempos de 25 de abril” , “A tropa”,  “O mini”, entre outras .
       E eu sou um rapaz que luta pelos seus sonhos.
       Adoro, adoro, adoro, esta família.


                                                    João Pedro Duarte - 4º G

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os alunos do 4ºH surpreendem a professora

Os meus alunos surpreenderam-me ao chegar à sala de aula com um trabalho muito criativo e com palavras enternecedoras. Obrigada.
Fizeram questão que o colocasse aqui. 




Profª do 4º H

domingo, 27 de maio de 2012

O Coelhinho Apaixonado


Era uma vez um coelhinho
Que vivia muito feliz,
Vivia numa casa
Onde havia um chafariz.

Um dia foi passear
Pelo bosque encantado,
Viu uma coelha
E ficou apaixonado.

Era tão bela
Que qualquer um se podia apaixonar,
Como é que o coelhinho
A ia conquistar?

Começou por comprar
Uma bela flor.
Comprou a mais bonita
Pra conquistar o seu amor.

Enquanto estava ocupado
A comprar coisas para lhe oferecer,
Estava sempre a pensar
No que lhe havia de dizer.

Por isso, comprou um cartão
Onde iria escrever:
Estou apaixonado
E contigo quero viver.

O coelho foi ter com ela
E disse que a amava,
Pediu-a em casamento
E ela disse que aceitava.

Os dois, mais tarde,
Se foram casar
E prometeram
Nunca mais se separar.

                                                Daniela 4º H

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Visita da Escritora à Escola


No dia 22 do corrente mês a escritora Bernardete Costa veio visitar-nos. Antecipadamente lemos um dos seus livros “O doce canto da sereia”. Daí, escolhemos a história que deu o título ao livro e fizemos um musical com ela. Para isso, a história foi trabalhada por todos os alunos e preparou-se o cenário, no polivalente, com uma paisagem aquática. Assim, colocamos tiras de malhas em tons de azul para representar as ondas e vários peixes, pintados e recortados tanto em papel como em esferovite, que pendiam como se estivessem a nadar. Simultaneamente com os professores de música foram ensaiadas as canções que acompanharam a história.
A escritora chegou e fizemos a nossa apresentação que correu muito bem. Foi um espetáculo maravilhoso.
Também estiveram a assistir o professor Alcino, da direção, e as professoras bibliotecárias da escola Gonçalo Nunes e da Câmara que nos proporcionaram esta visita.  
No final quisemos saber mais sobre a vida da escritora e fizemos-lhe perguntas. A Rádio Cávado esteve, em direto, a entrevistar várias pessoas nomeadamente: a escritora, alguns alunos e professores.
       A escritora ao comentar o nosso espetáculo disse-nos que estava encantada e que não tinha gostado, mas sim adorado.

A porta de entrada





  Alunos 4º H

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Concursos - resultados


            Pequeno Grande C

Comentário recebido
Obra Nº 80 Título: Missão solidária
Caros professores e alunos, Começamos por agradecer a todos a participação nesta primeira edição do Pequeno Grande C. A adesão foi enorme e imensa a nossa satisfação ao vermos chegar, dia após dia, os mais de 600 trabalhos. A quantidade e a qualidade das Obras recebidas não facilitaram a seleção dos premiados, mas o júri terminou, por fim, esta diligente tarefa.
 Vimos informar que a Obra por vós enviada não passou à fase final de seleção, mas não queremos deixar de felicitar professores e alunos pelo ótimo trabalho e pela forma entusiasta como abraçaram este projeto. Encorajamos todos a continuar a participar em futuras iniciativas. Nós recebemos uma grande lição de criatividade dentro de 600 caixas e envelopes, graças ao vosso empenho e capacidade de iniciativa! …»


Uma Aventura Literária 2012

« Ex.ma Profª Júlia  Félix de Carvalho
Parabéns! O trabalho dos alunos Turma H - 4º ano foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura Literária ... 2012... e além do diploma recebem também um livro de oferta da Editorial Caminho.
Este ano recebemos 10 710 trabalhos individuais e de grupo, de mais de 400 escolas do país e do estrangeiro...»


     Foi muito bom e enriquecedor termos participado nestes concursos.


Menção Honrosa


Alunos 4º H

domingo, 20 de maio de 2012

Miniolimpíadas de Matemática

«A Sociedade Portuguesa de Matemática promove, neste ano letivo, a realização das Olimpíadas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, que vão integrar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) na categoria de Miniolimpíadas.

A iniciativa consiste num concurso de problemas de Matemática, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e visa criar e desenvolver o gosto por esta disciplina nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.

O concurso consiste numa única prova que se realizará em cada escola participante, no dia 23 de Maio de 2012.»

Ao tomarmos conhecimento desta interessante iniciativa logo fizemos a inscrição para participarmos, na medida em que, achamos que é um bom estímulo para desenvolver o gosto pela Matemática.
 Assim, todos os alunos do 4º ano, no dia 23 de Maio, estarão a realizar a prova do concurso.
Esperamos que, nesse dia, todos estejam bem-dispostos, atentos e concentrados para que tenham um bom desempenho.
Boa sorte.


Os docentes



quinta-feira, 17 de maio de 2012

A colheita na horta


      No dia 16 de maio deslocámo-nos à horta biológica, da nossa escola, para verificar se o espantalho, Joaquim, tinha estado atento, fazendo com que as ervilheiras crescessem e dessem fruto.
Ao chegarmos lá, observamos que cumpriu o seu dever pois, tanto as faveiras como as ervilheiras que semeamos, estavam cheias de belos frutos.
Pedimos à assistente operacional, D. Margarida, para nos arranjar um cestinho e começamos a colher as vagens que pendiam das referidas plantas. Foi um trabalho muito interessante retirar as vagens das plantas.  Estivemos atentos à explicação da nossa professora para só retirarmos as que estavam prontas para serem colhidas. Quase enchíamos o cestinho de vagens. Ainda ficaram bastantes pois algumas não estavam suficientemente crescidas.





Também vimos os morangos, alguns maduros (vermelhos), alho-francês, alface, couve-galega, tomateiros, o batatal, beterraba, feijão, as plantas dos temperos culinários, etc.





A nossa horta tem produtos muito saudáveis que a todos se recomendam para uma boa alimentação.

Alunos 4º H

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Olimpíadas da Matemática Elementar

        Como já vem sendo habitual, inscrevemo-nos nas Olimpíadas de Matemática Elementar (OME) que, este ano, se realizam em Grupo.
Estamos convictas de que são uma mais-valia para os nossos alunos pois têm como principais objetivos:
incentivar e desenvolver desde cedo o gosto pela Matemática;
descobrir capacidades matemáticas dos alunos e encorajar o seu desenvolvimento;
despertar o interesse dos estudantes para participação futura nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
criar oportunidades de troca de experiências e informações entre professores e alunos de diferentes escolas.

 Assim, temos a equipa formada pelos alunos:

Daniela Ferreira Coelho – 4º H
João Pedro Pereira Oliveira - 4º H
Pedro Miguel Alves Silva - 4º G
João Carlos Dantas Vale - 4º G
André Fernandes Gonçalves- 4º G

A professora responsável: Júlia Félix de Carvalho

Terão a final na EB2,3 Rosa Ramalho pelas 10 horas da manhã do próximo dia 19 de maio (sábado).

As professoras e os colegas desejam-lhes o maior sucesso.



terça-feira, 8 de maio de 2012

Provas de Aferição


       Amanhã estaremos bastante nervosos porque vamos fazer as provas de aferição de língua portuguesa. Nós preparámo-nos muito bem, mas com os nervos podemos não conseguir atingir os nossos objetivos.
 Esperamos que corra bem tanto amanhã como na sexta-feira na prova de matemática.
Desejos de boa sorte a todos.

Alunos 4º H