Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

domingo, 19 de dezembro de 2010

S. NICOLAU - O PAI NATAL



O Pai Natal foi inspirado em S. Nicolau, arcebispo de Mira na Turqia, no século IV.
 Seus pais, que o educaram para ser um cristão bondoso e muito devoto, morreram numa epidemia enquanto Nicolau era ainda muito jovem. Ajudava sempre e incansavelmente as crianças, os doentes, os pobres e indigentes, os que estavam em apuros ou agonias. É tido como amável e doce com todos, terno e acolhedor com os pobres, mas tinha um carinho especial para com as crianças, principalmente as doentes e carentes, e foi o primeiro Santo da Igreja a preocupar-se com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Na época de Natal saía anonimamente às ruas distribuindo alimentos, roupas e presentes às crianças, aos pobres e aos menores abandonados. Também distribuía saquinhos de ouro aos mais miseráveis e aos que estavam em apuros ou dificuldades. Sua extrema generosidade, porém, começou a atiçar a curiosidade do povo, facto que o levou a auxiliar as pessoas de forma mais anónima, colocando à noite e clandestinamente os víveres, roupas e presentes nas chaminés das casas. Este facto acabou por dar origem ao costume das crianças deixarem meias nas lareiras à espera de presentes.
Esta imagem foi relacionada e transformada no ícone do Natal, Pai Natal, um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.   
Tornou-se um importante símbolo relacionado com o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois, tal como Ele, dava a todos sem pedir nada em troca.


Curiosidades:

Este Santo celebra-se a 6 de Dezembro.
A imagem do Pai Natal tal como hoje o conhecemos simpático senhor gorducho, de barbas brancas, alegre, com um grande saco cheio de presentes e com uma roupa vermelha e branca, deve-se ao cartonista Thomas Nast em 1866. Até aí vestia roupas de Inverno mas com uma grande variedade de cores. 


Pesquisa realizada pelo 3º-H

Nenhum comentário:

Postar um comentário