Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

domingo, 3 de novembro de 2013

A Leitura com os pais/família

Passamos a transcrever alguns conselhos dedicados às famílias, no Plano nacional de Leitura, para que, os que ainda não leram, possam também ajudar a melhorar a literacia dos seus educandos. 

"A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida.

Quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.

Ensinar a ler é tarefa da escola. Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes.

Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor.
Um bom leitor é quase sempre um bom aluno.

Como Fazer?
 1. Momento
Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.
Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história.
Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro
Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.
Se achar o livro que a criança escolheu muito grande ou com pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local
Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado, para evitar que se distraia com interrupções.
Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura
Vá apontando o que está a ler, para que a criança se aperceba do movimento da leitura.
Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.
Incentive-a a ler palavras ou frases que já conheça.
Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba.
Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.
Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final
Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante

6. Duração
Esteja atento aos sinais de cansaço. Interrompa a leitura se a criança mostrar desinteresse.
Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force. 

In Plano Nacional de Leitura (PNL)"

O Corpo Docente

Nenhum comentário:

Postar um comentário