Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

domingo, 15 de novembro de 2015

Foi incrível

     Quando passámos pela horta vimos que andavam muitos caracóis a comerem as couves. Apanhamos alguns e foram para a sala. Entre eles havia um adulto que, enquanto nós trabalhávamos, começou a pôr ovos. 
         Foi espetacular observar tal facto, nunca pensamos que pudesse acontecer ali. 

 

 

      Recolheram-se os ovos e colocaram-se em terra para ver se conseguiremos novos caracóis. Como a incubação pode durar 14 a 30 dias, ficamos a aguardar. 
Daremos notícias.

 Entretanto o André Brito e a Beatriz Lopes fizeram esta pesquisa.

OS CARACÓIS
CARATERÍSTICAS PRINCIPAIS
Os caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, são animais com ampla distribuição ambiental e geográfica. Não têm audição e utilizam os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo, mas principalmente nas antenas menores, já que pouco veem com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.
Ao lado da boca fica o aparelho genital e a entrada e saída de ar dos pulmões, o pneumóstoma, que fica por baixo da concha. Os caracóis podem dormir até 10% de todo o seu tempo de vida, ou seja, durante três anos.

ALIMENTAÇÃO
Os caracóis são vegetarianos e comem muitos tipos de comida e restos, frutas, cascas, restos de alface, couves, casca de banana, batata-doce, restos de comidas sem sal assim como: arroz, feijão, tubérculos, pepinos e outras plantas e vegetais. Os caracóis jovens preferem folhas tenras e rebentos; eles consomem cerca do dobro de comida da dos caracóis adultos. À medida que ficam mais velhos, os caracóis adultos alimentam-se, cada vez mais, de detritos: folhas caídas, folhas velhas, fruta podre e húmus. 

REPRODUÇÃO
Os caracóis são animais hermafroditas incompletos, ou seja, cada um possui os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizar a cópula ou acasalamento e a fecundação. Eles formam casais e copulam em média 4 vezes por ano num contato que pode durar até 10 horas.
 A gestação dura cerca de 16 dias quando então cada parceiro procura um lugar húmido. Limpam a superfície e cavam na terra, com a cabeça, um buraco de três a quatro centímetros de profundidade para aí colocarem os ovos. Cada um deposita, em média, 100 a 300 ovos dependendo da espécie. A incubação pode durar entre 14 e 30 dias, conforme a temperatura. Em seguida, o caracol nasce já formado, com uma casca de três milímetros e com 27 mg de peso. Aí começa a alimentar-se de matéria orgânica e restos dos ovos. O caracol pode ser reproduzido em viveiro sob condições controladas. 

UTILIDADE/FINALIDADE
Uso Culinário – Os caracóis são considerados como iguarias em Portugal e em vários países como França e Itália.
Uso Cosmético – Apesar de incomum e um tanto exótico, esta substância é obtida da baba do caracol Cantareus aspersus que age estimulando a produção de fibroblastos aumentando os níveis de colagénio e elastina na pele, e assim, temos mais firmeza na pele. Contém enzimas que contribuem na reparação e cicatrização da pele além de ser hidratante e antioxidante.

Curiosidades sobre o caracol
- Um caracol-bebé tem a carapaça mole e demora três anos até ficar adulto.
- A sua casca necessita de lugares que receba luz, principalmente a luz solar. O calor e a humidade dão consistência ao caracol.
- A falta de luz natural deixa o caracol mole e faz com que hiberne mais tempo.
- Estes bichinhos estão envolvidos num grupo de mais de 75.000 espécies.
- Os caracóis encontram-se em campos de cultura (nas zonas agrícolas) e, por vezes em jardins escondidos. Também podem aparecer nas bordas dos caminhos, nos muros, ou debaixo de pedras.
- Na parte inferior da cabeça existe a rádula, uma espécie de língua com a qual o caracol corta os alimentos.
- A esperança de vida de um caracol é de 5 a 10 anos.
- Helicicultura - Exploração de caracóis.

BIBLIOGRAFIA:
 wikipédia

Alunos 4ºG

Nenhum comentário:

Postar um comentário