O que é o autismo?
O
autismo altera a forma como vemos e experienciamos o mundo. Uma criança autista
não interpreta as coisas ou os sentimentos como tu. É difícil para um miúdo
autista relacionar-se com outros miúdos ou expressar-se através de palavras. Os
miúdos autistas normalmente isolam-se num mundo deles e precisam de ajuda para
comunicar.
O
autismo provoca reações diferentes ao que se passa à volta. Sons que para ti
são normais podem incomodar um autista, ao ponto de os levar a tapar os
ouvidos. Até a sensação de ser tocado, como por exemplo quando te encostas a um
amigo, pode ser muito desconfortável para um miúdo autista.
Crianças
com autismo têm mais dificuldade, ou não conseguem, associar coisas. Por
exemplo, quando alguém sorri, tu sabes que essa pessoa está contente ou está a ser
amigável. Mas um miúdo com autismo terá dificuldade em associar o sorriso a um
estado emocional da pessoa.
O
mesmo se passa com as palavras. Um miúdo autista tem dificuldade em ligar as
palavras ao seu significado. Imagina o que será tentar perceber o que os teus
amigos estão a dizer se não souberes o que as palavras significam. É muito
frustrante para uma criança tentar dizer qualquer coisa e não encontrar as palavras
certas. Por isso às vezes os autistas têm acessos de muito mau humor; Não é por mal... é apenas frustração.
Sinais
de Alerta:
1-
Pouco
contato visual: a criança não olha quando é
chamada pelo nome ou não mantém o olhar.
2-
Não
interagir com outras pessoas: essa é uma
das principais caraterísticas do autismo. Sorrisos, gestos ou conversas são de
pouco interesse nas crianças/pessoas com essa condição.
3-
Bebés
que não fazem jogo de imitação: os bebés
começam a imitar atitudes e comportamentos por volta dos seis a oito meses de
vida. Portanto, deve-se ficar atento quanto à ausência desse comportamento.
4-
Não
atender quando chamado pelo nome: a criança
pode parecer desatenta, sem demonstrar interesse pelo que se passa ao redor.
5-
Dificuldade
em atenção compartilhada: não demonstra interesse em
brincadeiras coletivas e parece não entender as brincadeiras.
6-
Atraso
na fala: criança acima de dois anos que não fala
palavras ou frases deve receber maior atenção.
7-
Não
usar a comunicação não verbal: a criança,
geralmente, não usa as mãos para indicar algo que quer.
8-
Comportamentos
sensoriais incomuns: a pessoa se incomoda com
barulhos altos, por vezes colocando as mãos nos ouvidos diante de tais
estímulos, não gosta do toque de outras pessoas e pode se irritar com abraços e
carinho.
9-
Não
brincar de 'faz de conta': a criança não costuma criar
suas próprias histórias, não participa das brincadeiras dos colegas nem utiliza
brinquedos para simbolizar personagens. Suas brincadeiras costumam ser
solitárias e com partes de brinquedos, como a roda de um carrinho ou algum
botão.
10-
Movimentos
estereotipados: apresenta movimentos incomuns,
como chacoalhar as mãos, balançar-se para frente e para trás, correr de um lado
para outro, pular ou girar sem motivos aparentes. Os movimentos podem intensificar-se
em momentos de felicidade, tristeza ou ansiedade.
Segundo
os psicólogos e neuropsicólogos André Luiz de Sousa, Cindy Mourão, Regina Viana
Nojoza e Luciana Mello Di Benedetto, do Ambulatório de Diagnóstico da instituição,
in www.metrojornal.com.br
Para mais informações:
(Associação
Vencer Autismo)
Para mais informações:
(Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger)
(Associação Portuguesa
para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)
(Federação
Portuguesa de Autismo)
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