A hibernação é um processo natural usado por alguns animais de climas temperados para se protegerem do frio ou quando a comida é escassa no ambiente onde vivem. Durante a hibernação, essas espécies minimizam a funcionalidade dos seus órgãos (frequência cardíaca e respiratória, param de se mover, não comem, não bebem, não urinam ou defecam).
Esquilo |
Os esquilos terrestres estão entre os animais em hibernação que o fazem por mais tempo. Estes hibernam cerca de 8 meses por ano e, uma vez iniciado esse processo, são extremamente difíceis de acordar.
Depois de cada despertar para os esquilos, é uma corrida real contra o relógio/tempo que aí começa. Eles acasalam o mais rápido possível para que os bebés sejam desmamados antes do início do inverno, pois têm apenas 4 meses para fazer reservas alimentares que durarão 8 meses, isto é, o tempo de hibernação.
www.google.com/search?q=hibernação+dos+esquilos+terrestres
Maria Clara Santos
A Marmota |
No
outono, quando se preparam para hibernar, as marmotas chegam a pesar 8kg. Ao
fim do inverno, isto é, do tempo de hibernação nas tocas, ficam a pesar
aproximadamente 4kg. A hibernação é um período de inatividade que pode durar
muitas semanas. Quando está a hibernar, a marmota respira lentamente e o seu
coração bate só algumas vezes por minuto. A temperatura do corpo baixa,
chegando quase ao ponto de congelamento.
In: https://www.infoescola.com/mamiferos/marmota/
Miguel Carvalho
O Morcego |
Os morcegos são mamíferos voadores que possuem os membros anteriores transformados em asas. Estas, apresentam uma fina membrana de pele entre os dedos, a qual se estende até as patas e se conecta às laterais do corpo. É um animal que hiberna, mas só quando as temperaturas estão abaixo dos 15º-12ºC é que tem condições de hibernar. Isto porque a temperatura corporal dos morcegos, nunca desce abaixo da temperatura ambiente.
Nem todos os morcegos hibernam e, os que o fazem, não entram em hibernação ao mesmo tempo. Há morcegos na cidade que vivem em árvores, telhados ou caixas de estores que raramente hibernam mais do que uma ou duas semanas seguidas. Sempre que temos uns dias mais amenos no inverno, estes morcegos acordam alimentando-se, voltando depois a hibernar por mais uns dias. No entanto, o morcego-rabudo-europeu que existe na Península Ibérica, não possui capacidade para hibernar. Conseguimos detetar esta espécie em Portugal durante todo o ano.
In:https://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego
Luísa Coelho
A Tartaruga |
As tartarugas são répteis com carapaças duras que cobrem o corpo mole. Apesar de lentas e pouco ágeis, habitam o nosso planeta há mais de 200 milhões de anos. A maioria delas consegue esconder a cabeça, as pernas e a cauda dentro da carapaça para se proteger dos inimigos. São animais migratórios por excelência, vivem dispersas na imensidão dos oceanos. Descansam na superfície da água quando estão em áreas profundas, ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa.
Todas
as tartarugas colocam ovos na terra/areia. A fêmea cava um buraco e põe os ovos
dentro dele. As tartarugas vivem mais do que os outros animais. Algumas espécies,
como a tartaruga gigante das ilhas Galápagos, podem chegar a mais de 110 anos
de vida.
Nem
todas as espécies hibernam.
As tartarugas que hibernam fazem-no de três a oito meses por ano, dependendo do lugar onde vivem.
Estas são algumas das espécies de tartarugas que hibernam.
- Tartaruga do Mediterrâneo (Testudo hermanni)
- Tartaruga-preta (Testudo graeca)
- Tartaruga russa (Testudo horsfieldi)
- Tartarugas do gênero Gopherus
- Tartaruga- pintada (Clemmys
guttata)
- Galápago da floresta (Clemmys insculpta)
- Galápago da Flórida (Trachemys scripta elegans)
Nenhum comentário:
Postar um comentário