Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

domingo, 11 de setembro de 2016

TPC -Trabalho Para Consolidação

"O PAPEL DOS PAIS
Antes de o seu filho começar, fale com ele sobre o trabalho. Assegure-se de que a criança compreende as instruções. Faça as seguintes perguntas: “Já fizeste este trabalho antes?”; “Tens tudo o que precisas para fazer esta tarefa?”; “Quando tens de o entregar?”
Outros aspetos também se tornam muito importantes para que os pais se mantenham ligados a esta área tão importante da vida dos seus filhos:
       1 -   A maior parte das crianças mais novas precisa de ajuda para se manterem organizadas. Tenha uma pasta com os TPCs e assegure-se que todos os papéis ficam devidamente arrumados todas as noites

     -  Fale com o professor para descobrir de que forma poderá ajudar o seu filho nos TPCs; se o professor introduzir uma nova matéria nas tarefas para casa, talvez ele prefira que os pais fiquem por perto das crianças e lhes deem algum apoio (não fornecendo propriamente as respostas, mas sim pistas). Mas se usa os TPCs para reforçar matéria já dada, talvez ele pretenda que o seu filho trabalhe sozinho. De qualquer das formas, mostre à criança que está interessado nos seus trabalhos e que pretende ver o resultado final

      -  Peça para ver os trabalhos já corrigidos pelo professor – terá assim oportunidade para elogiar o trabalho bem feito e perceber as áreas em que a criança poderá precisar de um pouco mais de apoio.

     4 -   Quando elogiar, aponte conquistas específicas que apreciou (“A tua escrita é bonita!” tem mais significado do que “Bom trabalho!”).
HORA
  •   Algumas crianças funcionam melhor imediatamente depois da escola, antes de perderem o “foco”; outras precisam de gastar alguma energia antes de se concentrarem; outras ainda precisam de jantar antes disso. Descubra a melhor altura (experimente durante 1 semana) e seja fiel ao horário.

LOCAL
Num espaço confortável, iluminado, tranquilo e silencioso, a criança mantém o “foco” mais facilmente:
  • Desligue a TV e a rádio. Não fale ao telefone nesse local. De facto, o tempo dos TPCs seria uma boa altura para todos os membros da família acalmarem e realizarem uma atividade tranquila como, por exemplo, ler ou estudar - é mais difícil para uma criança estudar se o resto da família estiver na sala a divertir-se…
  • Defina um quarto, um canto na cozinha ou uma parte da mesa da sala de jantar como a “área dos TPCs” e seja consistente com os horários; se a criança colocar a mochila da escola sempre no mesmo lugar quando chega a casa, é menos provável que se esqueça de cumprir os trabalhos;
  •  Aceite o facto de que muitas crianças preferem deitar-se na cama ou no chão para fazerem os trabalhos;
  • Torne o espaço agradável e divertido: nos mais pequenos, os TPCs não deverão parecer uma tarefa;
  • Ter material escolar à mão: quando estiver sentada, a criança não deverá levantar-se para ir buscar material.


E lembre-se:
Os TPCs nunca podem ser um motivo para uma luta de poder, mas sim uma oportunidade para estreitar laços e mostrar amor.
Bom trabalho!"
Cristina Valente - Psicóloga Parental 


Espero ter ajudado.

Profª Júlia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário