Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação os alunos do 2.º ano elaboraram espetadas de fruta. Os alunos trouxeram fruta variada e deliciosa. 


“Uma alimentação saudável é a base do meu bem-estar, e o meu bem-estar é a base da minha felicidade”.

Alunos do 2º ano

              *************************************************

                           Provérbios sobre alimentação

Laranja de manhã é prata, ao meio-dia é ouro, e à noite mata.
Pão e figos, merenda de amigos.
Melão pede vinho de tostão, melancia pede água fria.
Mais vale um ovo hoje, do que uma galinha amanhã.
Uma maçã por dia evita uma ida ao médico.
Batatas e pão juntos, dá má digestão.
Para forte estares, o pequeno-almoço deves tomar.
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.
Uvas, figo e melão são sustento e nutrição.
Em Janeiro as laranjas dão que fazer ao coveiro.
Em Maio come-se as cerejas ao borralho.
Não há carne sem osso, nem fruta sem caroço.
Grão a grão enche a galinha o papo.
A galinha da vizinha é melhor que a minha.
Água e pão comida de cão.
Água fria e pão quente nunca fizeram bem ao ventre.
Anzol sem isco o peixe não belisca.
De mau grão nunca bom pão.
Peixe não puxa carroça.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
Criança comilona embrutece e é mandriona.
Deus dá nozes a quem não tem dentes.
Deus dá nozes, mas não as quebra.
Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és.
É grande saber calar e comer.
Fidalgo sem pão é vilão.
Guarda que comer, não guardes que fazer.

                                Adivinhas sobre alimentação

Para casamentos e batizados
a mim me chamarão,
para coisas de cozinha,
falem lá com meu irmão? (ohniv e erganiv)

O que é, o que é
quando mais quente está
mais fresco é? (oãp)

Tem barba e não a corta,
tem dentes e não come,
tem rabo e não o arrasta? (olha)

O que é o que é,
altos castelos,
verdes e amarelos? (lajnaral)

É uma caixinha de bem-querer,
não há carpinteiro
que a saiba fazer? (zon)

Qual é coisa, qual ela,
que tem capa verde
e coração vermelho? (aicnalem)

Qual é a coisa qual é ela:
Tem cabeça mas não é gente
Tem dentes e não é pente? (ohla

O que é, o que é,
que tem escama mas não é peixe,
tem coroa mas não é rei? (sànana)

Sou vermelho e sumarento,
Salpicado de pintinhas
Fico bem com chantilly,
Comem-me numas tacinhas (ognarom)    

Sou um fruto de Outono
Quando chego a amadurecer
Dou um trabalhão ao dono
Se ele me quiser comer. (zon)

Uma caixa redondinha
Mas que pode rebolar
Todos a sabem abrir
Mas ninguém a sabe fechar. (ovo)

 Alunos do 4º E

***********************************************


Alunos do 3º D

Um comentário: