Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Figuras Ilustres de Barcelos

Rosa Ramalho
                 
          Rosa Ramalho nasceu na freguesia de Galegos de Santa Maria em 1888.
          Ceramista popular portuguesa, Rosa Ramalho deixou uma vasta coleção de peças de artesanato, de marcada ingenuidade entre as quais se destacam as representações de Cristo.
A feira de artesanato de Cascais, o Mercado em Lisboa e o Museu de Arte Popular foram lugares onde apresentou a sua arte na década de sessenta. Nos finais da década seguinte morreu no Porto.
Rosa Ramalho era natural do Concelho de Barcelos, onde em 1888 nasceu na freguesia de Galegos de Santa Maria.

   D. António Barroso     

António José Sousa Barroso, nasceu em Santa Maria de Remelhe, em Dezembro de 1857. Foi missionário em África e, entre 1889 e1911, bispo do Porto, onde morreu em Setembro de 1918.
 Em Barcelos, ao cimo de uma larga e monumental escadaria ladeada por jardins, defronte dos Paços do Concelho, encontra-se a grandiosa estátua, em bronze, deste ilustre barcelense.

Nuno Álvares Pereira    

D. Nuno Álvares Pereira, viveu no Largo do Apoio, onde ainda se pode ver a casa onde habitou. Também conhecido como o Santo Condestável, Beato Nuno de Santa Maria, hoje São Nuno de Santa Maria, foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. 
Nuno Álvares Pereira foi também 2.º Condestável de Portugal, 38.º Mordomo-Mor do Reino, 7.º conde de Barcelos, 3.º conde de Ourém e 2.º conde de Arraiolos. Considerado como o maior guerreiro português de sempre e um génio militar.
Comandou forças em número inferior ao inimigo e venceu todas as batalhas que travou. É o patrono da infantaria portuguesa.

  
Abel Varzim  
Nasceu em Cristelo no seio de uma família da classe média rural. Foi sacerdote, deputado da Assembleia Nacional, jornalista, professor e desempenhou um importante papel na ação social. 
Foi perseguido pela polícia do antigo regime por questões políticas. Faleceu no Porto em 20 de agosto de 1964. Em sua homenagem, o seu nome foi atribuído a diversas ruas, no concelho de Barcelos, e a um Centro Social na freguesia de Cristelo.
  



Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.riocovoseulalia.maisbarcelos.pt/
http://www.aerosaramalho.pt/
http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Nuno_Alvares_Pereira_3.jpg

Pesquisa dos alunos do 3º G

Nenhum comentário:

Postar um comentário