Olhar em Frente

"Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Devemos encontrar os oásis nos nossos desertos.
Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores são paralisados pelas perdas e pelos fracassos.
Os vencedores veem uma oportunidade para começar tudo de novo." Augusto Cury

Nesta escola estamos empenhados para que TODOS os alunos façam parte do grupo dos vencedores.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Monumentos de Barcelos


      O Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz localiza-se no Largo da Porta Nova, bem no centro cívico da cidade de Barcelos, com a sua fachada principal voltada a Sul. A sua origem está relacionada com o aparecimento Miraculoso de uma Cruz de terra negra no chão barrento do Campo da Feira em Dezembro de 1504. Neste local construiu-se em 1505 uma capela, com uma imagem do Senhor da Cruz.


  A Igreja Matriz  de Santa Maria de Barcelos, também referida como Igreja Matriz de Barcelos ou Colegiada, localiza-se no centro histórico da freguesia de Barcelos.
Sob a invocação de Santa Maria Maior, terá sido iniciada no século XIII, vindo a sofrer diversas transformações ao longo dos séculos. Entre estas, destacam-se:
século XV - por volta de 1464 Fernando I, Duque de Bragança transformou a igreja numa colegiada;
século XVI - por iniciativa de D. Diogo de Sousa, arcebispo de Braga, sofreu diversas alterações;
século XVIII - no início do século foi acrescentada a torre sineira;
século XX - nos primeiros anos do século foi acrescentada uma rosácea à sua fachada principal e, no interior, reconstruída a cabeceira, retiradas algumas capelas laterais, e o órgão deslocado para um antigo altar.
Trata-se de uma igreja construída na transição do estilo românico para o gótico.
Pelo exterior, na fachada principal, o portal formado por quatro arquivoltas assentes em oito colunelos, é ladeado por dois botaréus. Na cabeceira também se podem ver os fortes botaréus. No alçado lateral norte rasga-se um pórtico singelo.
O interior é constituído por três naves, onde se destacam catorze painéis formados por diversos azulejos azuis e brancos setecentistas (século XVIII). Existiam mais painéis, mas foram retirados durante as remodelações efetuadas no início do século XX.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto nº 14.425, publicado no DG nº 228, de 15 de outubro de 1927.


 Os Paços dos Condes de Barcelos (em ruínas) é um castelo apalaçado característico dos fins da Idade Média, construído na primeira metade do séc. XV, por D. Afonso, 8º Conde de Barcelos, 1º duque de Bragança. As suas 4 chaminés com altos canudos simbolizavam a casa mais rica de Barcelos.     



A Torre de Menagem, faz parte da muralha do séc. XV. Localizada entre o Largo da Porta Nova e o Largo Dr. José Novais, é a única existente das 3 torres (Torre da Ponte, Torre da Porta Nova ou do Cimo de Vila e Torre da Porta do Vale), que correspondiam às entradas principais da vila, associadas a 2 torreões (do Fundo de Vila e do Pessegal) que protegiam entradas menores.

O Pelourinho de Barcelos também denominado de "Picota", localiza-se junto à Igreja Matriz de Barcelos e é constituído por uma base robusta, fuste de recorte octogonal e um remate em "gaiola" muito ornamentada, ao gosto do Gótico final. A sua cronologia deverá situar-se entre o fim do séc. XV e o início do séc. XVI.



    Largo do Apoio era o centro de Barcelos na época medieval. Era aqui onde se cruzava a estrada que do Porto seguia a Ponte de Lima com a Rua Direita da vila. Era também aqui que se fazia um pequeno mercado de produtos hortícolas, peixe e carnes.
   É cercado pela casa de Nuno Álvares Pereira, a casa dos Carmonas e a casa do Alferes Barcelense.


 A Câmara Municipal de Barcelos. Este edifício é o resultado de uma série de anexações, reformas, acrescentos, a partir do núcleo dos velhos Paços do Concelho, ao qual uma grande remodelação e ampliação, iniciada em 1849 procuraram dar uma certa unidade.
Este edifício aglomera o antigo Hospital do Espírito Santo que, no século XIV, serviu de posto de assistência dos peregrinos a Santiago de Compostela.



Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/
http://www.riocovoseulalia.maisbarcelos.pt/
http://naturalmentefoto.blogspot.pt/2009/06/barcelos-portugal.html

Dinis Vilas Boas - 3º G

Nenhum comentário:

Postar um comentário